A importância do profissional de finanças nas pequenas e microempresas

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde temos muitas empresas e o mercado consumidor praticamente estável, as companhias se destacam e ganham competitividade se preocupando com os pequenos detalhes. E só as empresas diferentes conseguem enxergar esses detalhes e os considera como um diferencial competitivo.

É o caso de realizar um planejamento econômico-financeiro, por exemplo. Para alguns empresários fazer um planejamento e; estabelecer metas e objetivos em cima de resultados financeiros é um detalhe. E nós, assim como você, acreditamos que é a base para o crescimento empresarial.

Durante a execução do planejamento econômico-financeiro, temos como objetivo mapear todas as metas de vendas, custos, deduções, despesas operacionais, etc; para termos como ponto de partida para alcançar o objetivo empresarial de um certo período.
Mas depois do planejamento feito, como fazemos para acompanhar se a empresa está no caminho certo para alcançar seus objetivos expressos em um planejamento, por exemplo? Como fazemos isso?

Só é possível caso o empresário ou os tomadores de decisão conhecerem os números de sua empresa. E só há um profissional que possa passar essas informações com clareza, exatidão e segurança; é o profissional da área financeira.

Seja um Analista, um Gerente Financeiro ou uma empresa especializada na área financeira, os benefícios por contar com um profissional com este conhecimento dentro de sua empresa são diversos. Além do exemplo citado acima, onde o profissional em finanças ajudará ativamente no planejamento e também no acompanhamento do plano, um profissional da área financeira traz os seguintes benefícios:

-  Estrutura Organizacional: Este profissional será responsável por organizar os dados da sua empresa como um todo e mapear a estruturação ideal do seu departamento financeiro. Com esta estruturação, este profissional receberá melhor as informações dos departamentos e organizá-las. Tornando os processos financeiros mais ágil e mais seguro.

Melhoria nas informações: Com esta estrutura já montada, as informações geradas por ele serão mais confiáveis, sendo peça chave para a tomada de decisão da sua empresa

- Análise crítica dos números: O perfil da maioria dos profissionais da área financeira tem essa característica e é muito importante que os tenha. Isso porque um profissional da área financeira está acostumado a trabalhar com números e os analisando das diversas formas. Ter um profissional com esta visão fará com que sua empresa enxergue alternativas e oportunidades que não enxergaria sem esta posição.

- Melhoria no desempenho de processos cotidianos referente a finanças: Além de contar com esses benefícios gerenciais, um profissional da área financeira também trará um ganho operacional muito grande para a sua empresa, pois com a sua experiência, ele realizará os processos de forma mais rápida e mais eficiente. Por exemplo realizará cobrança, processos de contas a pagar, contas a receber com mais eficiência e até relação com banco de uma forma mais profissional trazendo vantagens para os contratantes.


Essas vantagens apontadas são algumas de fácil percepção em um período de curto prazo quando passamos a contar com o apoio de especialistas nessa área para as empresas. O profissional de finanças é 100% orientado à otimização de processo e ganho de eficiência, e além disso, é o profissional que receberá os dados e traduzirá para todos de forma objetiva e fácil entendimento para apoio estratégico e na tomada de decisão da sua empresa.

A Valor BPO é uma empresa especializada em outsourcing de profissionais e serviços da área financeira para micro e pequenas empresas. Com o principal objetivo de auxiliar e assessorar os empresários em questões relacionadas ao setor financeiro além de realizar os processos operacionais e de análise das empresas de nossos clientes. Conheça nossas soluções acessando www.valorbpo.com.br

Escrito por Niklas Stenberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os ciclos da sua empresa e otimize o uso do capital de giro e custo de estoque

06 dicas para empresários gerenciar seu tempo e produzir mais

Como analisar o DRE (demonstrativo de resultado do exercício) e 04 dos KPI's mais utilizados