Analise o indicador de lucratividade da sua empresa e fique por dentro do rendimento do seu negócio

A forma mais comum utilizada pela maioria dos empreendedores para avaliar o desempenho da sua empresa é acompanhando o faturamento bruto. Tendo a impressão de que se o faturamento cresceu consequentemente a empresa está crescendo, correto? Nem sempre é assim que acontece.



Não é difícil se deparar com situações onde os resultados de venda e faturamento foram positivos, apontando crescimento, mas chega no final do mês o dinheiro não sobra. Pensando desta forma, parece muito estranho, mas não é. Neste artigo vamos apontar como o indicador de lucratividade nos ajuda a avaliar o desempenho da empresa sem cair na ilusão ou falsa análise de um faturamento crescente.

Quando pensamos em lucratividade, vamos saber exatamente quanto lucramos no período (receita - despesas e custo), e quando calculados o percentual de lucro sobre o faturamento nos ajuda a entender como está o processo operacional e caminho que a empresa está tomando; e também é possível estipular estratégias para correção ou melhorias, depois de analisar as informações adquiridas.

Quando há falta de dinheiro mesmo com o faturamento crescente, é evidente que o motivo disso possa estar ligado aos custos de produção do produto ou execução do serviço, de forma direta ou indireta. E é de extrema importância identificar esse motivo o quanto antes. Existem empresas que vendem produtos ou serviços com valores de venda inferiores ao custo, e sem saber desta informação. 


Para realizar a correção é interessante fazer toda a reestruturação e análise de custos ou até mesmo uma nova precificação do seu produto/serviço.

Mas cuidado, este aumento no preço pode influenciar negativamente nas suas vendas dependendo das ações de seus concorrentes. Uma forma de analisar se a lucratividade da sua empresa está satisfatória, é tentar comparar com a média apresentada no mercado.


Se o mercado da sua empresa opera com uma lucratividade de 10% não podemos imaginar que você conseguirá um valor muito maior que isso em condições normais. Só que se o seu mercado opera nesta mesma margem, e o sua está 5%, você pode melhorar e fazer com que sua empresa tenha mais entradas e menos saídas.


A Valor BPO é uma empresa especializada em outsourcing de profissionais e serviços da área financeira para micro e pequenas empresas. Com o principal objetivo de auxiliar e assessorar os empresários em questões relacionadas ao setor financeiro além de realizar os processos operacionais e de análise das empresas de nossos clientes. Conheça nossas soluções acessandowww.valorbpo.com.br

Escrito por Niklas Stenberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os ciclos da sua empresa e otimize o uso do capital de giro e custo de estoque

06 dicas para empresários gerenciar seu tempo e produzir mais

Como analisar o DRE (demonstrativo de resultado do exercício) e 04 dos KPI's mais utilizados