Analise o indicador de lucratividade da sua empresa e fique por dentro do rendimento do seu negócio
A forma mais comum utilizada pela maioria dos empreendedores
para avaliar o desempenho da sua empresa é acompanhando o faturamento bruto.
Tendo a impressão de que se o faturamento cresceu consequentemente a empresa
está crescendo, correto? Nem sempre é assim que acontece.
Não é difícil se deparar com situações onde os resultados de
venda e faturamento foram positivos, apontando crescimento, mas chega no final
do mês o dinheiro não sobra. Pensando desta forma, parece muito estranho, mas
não é. Neste artigo vamos apontar como o indicador de lucratividade nos ajuda a
avaliar o desempenho da empresa sem cair na ilusão ou falsa análise de um
faturamento crescente.
Quando pensamos em lucratividade, vamos saber exatamente
quanto lucramos no período (receita - despesas e custo), e quando calculados o
percentual de lucro sobre o faturamento nos ajuda a entender como está o processo
operacional e caminho que a empresa está tomando; e também é possível estipular
estratégias para correção ou melhorias, depois de analisar as informações
adquiridas.
Quando há falta de dinheiro mesmo com o faturamento
crescente, é evidente que o motivo disso possa estar ligado aos custos de produção
do produto ou execução do serviço, de forma direta ou indireta. E é de extrema
importância identificar esse motivo o quanto antes. Existem empresas que vendem
produtos ou serviços com valores de venda inferiores ao custo, e sem saber
desta informação.
Para realizar a correção é interessante fazer toda a reestruturação
e análise de custos ou até mesmo uma nova precificação do seu produto/serviço.
Mas cuidado, este aumento no preço pode influenciar
negativamente nas suas vendas dependendo das ações de seus concorrentes. Uma forma
de analisar se a lucratividade da sua empresa está satisfatória, é tentar
comparar com a média apresentada no mercado.
Se o mercado da sua empresa opera com uma lucratividade de
10% não podemos imaginar que você conseguirá um valor muito maior que isso em
condições normais. Só que se o seu mercado opera nesta mesma margem, e o sua
está 5%, você pode melhorar e fazer com que sua empresa tenha mais entradas e
menos saídas.
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Escrito por Niklas Stenberg
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