Os 10 maiores desafios na gestão de micro e pequenas empresas
Fazer a gestão financeira de uma empresa não é uma tarefa
fácil. E não é mesmo. Seja uma microempresa ou uma empresa de grande porte, todas
elas enfrentam desafios e percalços para serem encarados no dia a dia, e para que
esses desafios não se tornem grandes problemas, precisamos estar preparados
para superá-los.
E a melhor forma de nos preparar é buscando conhecimento, entendendo
como funciona a dinâmica do mercado de atuação da empresa, entre outros. Só
assim conseguimos vencer esses desafios usando-os para o crescimento e
fortalecimento da sua marca/empresa.
Com os conhecimentos adquiridos conseguimos nos precaver e
tomar medidas preventivas que nos ajudará a enfrentar de uma maneira mais fácil
e até mesmo evitá-los.
Sabemos que existem diversos desafios diários, por isso
vamos listar os 10 maiores encontrados pelas micro e pequenas empresas em sua
gestão. Segue abaixo:
1) Recursos Financeiros
A limitação de recursos financeiros é um dos determinantes
que podem atrapalhar os planos das empresas em alcançar o sucesso. Isso porque
os empresários têm que compreender que o lucro não virá do dia para a noite, e
em média, demora mais de um ano para que uma empresa recém-criada comece a
gerar lucro. Por isso aconselhamos que, antes de abrir uma empresa, avalie se
terá caixa para sustentar a empresa por um determinado tempo.
Ainda neste assunto, também vale ressaltar que as micro e
pequenas empresas empresas são as que tem maior dificuldade em adquirir crédito
no mercado, evidenciando ainda mais a importância de recursos financeiros em
caixa para a sustentação no período inicial da empresa por no mínimo um ano.
2) Execução de um planejamento
Muitos empresários tem uma ideia e já saem executando sem um
planejamento prévio. Mas acabam esquecendo de realizar um processo muito
importante para o sucesso da empresa: o plano de negócio.
No item acima nós mencionamos a necessidade de ter um fluxo
de caixa para o início das atividades. Um dos objetivos do plano de negócio é
identificar quanto será necessário de caixa para o período planejado, mas o
plano não se limita apenas as questões financeiras.
Se o plano de negócios for bem feito é possível entender
todo o mercado, identificando as oportunidades, riscos, necessidades,
concorrência, custos, despesas, definir o investimento necessário para a
abertura do negócio e estipular metas para que alcance um crescimento rentável
para a empresa em médio e longo prazo de forma que consiga alcançar todos os
objetivos.
Sem um plano de negócio você estará entrando em um mercado
desconhecido e com chances reduzidas de dar certo.
3) Não conseguimos saber de tudo, não é mesmo?
Nós não somos obrigados a saber todas as competências de um
empresário, mas uma coisa que precisamos dominar é sobre o campo de atuação que
desejamos entrar. O conhecimento na área de atuação é fundamental para que sua
empresa cresça. É importante saber o público alvo, tendências do mercado, concorrência
e tudo que envolve a área de atuação. Sempre estar em contato com outros
empresários para entender as dificuldades e necessidades, e prever os problemas
que você poderia evitar.
Nós não precisamos errar para aprender, aprender com os
erros dos outros é mais barato.
No ponta pé inicial é interessante ter noção de marketing,
finanças, técnicas comerciais, entre outros. Mas caso você não consiga entender
alguma delas não se preocupe. Hoje em dia existem outras formas de agregar
esses conhecimentos a sua empresa, uma delas é pela ajuda de empresas estatais
e privadas onde especialistas em cada área podem te ajudar por um preço
acessível, e até mesmo de graça.
4) Qualidade é tudo, principalmente nas informações
Hoje nós sabemos que informação é tudo. Grandes empresas
gastam milhões e milhões de reais para explorar os dados presentes na internet
sobre mercado, clientes, etc. Mas também sabemos que com o crescimento da
tecnologia nem tudo que está na internet é uma informação valiosa e cabível de
confiança.
Saber filtrar essas informações identificando quais
realmente são válidas para nos espelharmos é muito importante no momento que
você se torna empresário.
Busque conhecimento que faça sua empresa evoluir, mas sempre
olhando a fonte e verificando se está é confiável ou não.
5) Encantar clientes e não apenas captá-los
Este é o maior desafio quando se entra no mercado. Como
captar clientes, e depois que captar, como mantê-los como compradores
recorrentes?
Para a captação e retenção de cliente é fundamental que você
ofereça um serviço/produto de qualidade com diferencial no mercado. Mas não
adianta você ter a melhor solução do mercado se ninguém tem acesso ou conhece
sua empresa.
Por isso, é muito importante utilizar técnicas de marketing
para que sua empresa e seu produto seja conhecido. E quando você conseguir os
clientes, faça com que eles tenham a melhor experiência possível na compra,
utilização e pós-venda possível para que eles voltem e comprem novamente, além
de indicar para novos compradores.
6) Encontrar mão de obra qualificada, um grande desafio
Quando se abre uma empresa é difícil encontrar mão de obra
qualificada para contratação. Isso porque no mercado de trabalho, sua empresa
estará concorrendo com grandes empresas. Por isso deve-se atrair talentos com qualidades
que uma empresa grande não pode oferecer como flexibilidade, ambiente leve e
descontraído, mais autonomia, entre outros. É importante que os funcionários
tenham a dor de dono. Se sintam parte importante do processo de crescimento e
criação da empresa. Assim eles darão o algo a mais que todos os empresários
procuram.
Mas caso não tenha recursos para contratar talentos,
oferecendo salários compatíveis com o mercado, a contratação de empresas para
realizarem os serviços e consultoria na área financeira, marketing, entre
outros, é uma ótima solução.
7) Saiba ranquear prioridades para otimizar sua produção
Quando você se torna empresário é importante definir
prioridades e ranquear isso para que você esteja sempre realizando o que é mais
importante em todos os momentos da empresa. Um erro comum é o empresário
centralizar todas as atividades da empresa, sendo responsável e gestor por
todas elas.
Esta atitude te dá uma falsa impressão de controle. Mas
confie em mim, isso não é bom. Você nunca estará focado e concentrado no que
realmente importa.
Se sua empresa tem um sócio ou mais, defina o que é de
responsabilidade de cada um, foque em suas atividades e cofie nas pessoas que
vão realizar os outros processos.
Mais de uma pessoa tendo a mesma responsabilidade, causa o
retrabalho e esta confusão faz com que em um determinado momento vocês estejam
fazendo a mesma coisa ou não estão fazendo nada.
8) O seu dia tem 24 horas, vamos em busca de otimizar o
tempo
O tempo é a única coisa que não conseguimos comprar e é o
ativo mais importante para nós empresários. Por isso é muito importante que
você otimize seu tempo, sem que tenha desperdícios durante o dia.
Planeje suas tarefas e ações; e certifique-se de cumprir
seus compromissos com pontualidade.
Se você é responsável por mais de uma atividade, deixe bem
dividido e horas pré-determinadas para realizar cada atividade.
E sempre guarde tempo para análise da sua empresa e projetos
futuros, onde abordaremos com detalhes no item abaixo.
9) Analise a sua empresa
Alguns empresários dão importância apenas para a área
comercial fazendo o acompanhamento do faturamento.
Mas uma das atividades mais importantes para um empresário
ou diretor é conseguir analisar a empresa como um todo, identificando os
setores que precisam de mais atenção, tomando medidas corretivas, identificando
oportunidades e mitigação de riscos.
10) Desafios macroeconômicos
Nos 9 itens acima eu citei desafios que conseguimos
controlar e tomar medidas para que possamos ter mais oportunidade e chances de
que nossa empresa evolua como o esperado. Neste último vou citar alguns
problemas macroeconômicos, que não podemos controlar de forma ativa, mas com um
bom planejamento, podemos reduzir os impactos negativos que esses desafios
podem trazer.
-Concorrência desleal: este é um problema enfrentado pelas
micro e pequenas empresas, principalmente em mercados onde existem grandes
empresas em atuação. A análise de concorrência feita no plano de negócio serve
para entendermos quais são os nossos concorrentes e nos prepararmos para eles,
mas pode ser que algumas vezes os concorrentes encontrem formas de conseguir
uma vantagem do mercado, que nos forçará a tomar medidas estratégicas para
ganharmos competitividade. Isso só será possível caso você conheça bem o
mercado de atuação e tenha um bom conhecimento sobre quem são seus concorrentes
e entender quais são suas forças e fraquezas.
-Tributação: A alta carga tributária no Brasil faz com que
os empresários tenham problemas de planejamento. Por isso, no momento da
abertura de uma empresa é importantíssimo contar com ajuda de um contador para
identificar qual o regime tributário que melhor se encaixa com seu modelo de
negócio a fim de não pagar impostos desnecessário e também não sonegar.
-Economia: Este é o mais difícil de prever e se preparar.
Claro que com um plano de mercado conseguimos entender a economia no momento
inicial da empresa, o passado e uma projeção, mas muitas vezes ocorrem
variações na economia que pode tanto beneficiar seu negócio quanto
atrapalhá-lo. Por isso, é sempre importante analisar sua empresa e o mercado
que ela está inserida.
Assim você conseguirá identificar qualquer variação do seu
negócio e poderá tomar medidas corretivas enquanto ainda a tempo de ação.
Os desafios para micro e pequenas empresas no Brasil são
inúmeros, por isso a importância de uma preparação contínua para que sua empresa
alcance os seus objetivos continuamente.
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Escrito por Niklas Stenberg
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