Como recuperar crédito de seus clientes inadimplentes com uma boa estratégia de cobrança
Já é um
desafio prospectar cliente e concretizar uma venda. E quando isso acontece,
corremos o risco ainda de não receber por esses produtos ou serviços vendidos, o que gera diversos
problemas operacionais e financeiros.
Claro que
quando nosso produto nos permite fazer uma análise de crédito antes de
concretizar uma venda, minimiza o risco de inadimplência por parte de nossos
clientes mas nunca este risco chega a zero.
Isso porque
a falta de pagamento pode ter explicações diversas. Mas não podemos ficar na
mão de nossos clientes aguardando eles pagarem quando tem disponibilidade.
Precisamos agir e ser ativo caso quisermos recuperar esses valores.
Algumas
pessoas acham difícil principalmente pela distância do cliente, pela maioria
das cobranças serem realizadas via telefone. Mas uma simples ligação, se feita
com uma abordagem correta pode ser uma excelente oportunidade de recuperar o
crédito e até mesmo estreitar os laços com esses clientes para vendas futuras.
Primeira
coisa a se fazer antes de iniciar uma cobrança é pensar na forma de contato e como
fazer a primeira abordagem com o cliente. Isso porque é um assunto delicado e
constrangedor na maioria dos casos. Quanto mais você conhecer o seu cliente,
melhores chances de ser bem sucedido na sua cobrança.
Um bom
profissional de cobrança considera este processo como uma extensão do contato
comercial. Nunca podemos esquecer que estamos falando de pessoa para pessoa.
Mesmo que estejamos representando uma empresa, o contato sempre é humano. E
quanto melhor o relacionamento, maiores as chances de recuperação de
crédito negociação.
Neste
primeiro contato é interessante apenas lembrarmos o cliente do compromisso
financeiro em aberto e se ele está ciente desta pendência, de forma agradável e
leve. E já neste primeiro contato apontar uma vantagem para resolverem a
situação naquele momento, como por exemplo, negociar a forma de pagamento.
Este
primeiro contato pode ser feito tanto por telefone, mas também, dependendo do
mercado de atuação da sua empresa, pode ser feito utilizando ferramentas
tecnológicas, como envio de SMS, Whatsapp e e-mail.
Mas caso
este primeiro contato seja feito via telefone, a pessoa que estiver cobrando tem
que ter autonomia e habilidade para negociar. Um dos maiores erros que encontro
é que a maioria das pessoas que realizam as cobranças não tem autonomia nenhuma
e nenhum poder de negociação para resolver a situação. E isso faz com que as
empresas percam boas oportunidades de recuperação de crédito. Mesmo que o
cliente tenha interesse em negociar, falar com uma pessoa que não pode ajudar
de fato, frustra o cliente e faz com que ele desista de quitar suas dívidas.
Se quer
recuperar crédito, estipule até onde os colaboradores de sua empresa podem
chegar, e dê autonomia para que eles possam escolher a melhor solução para sua
empresa e cliente.
Outra ótima
característica para que o funcionário seja bem sucedido na cobrança é conhecer
bem o produto ou serviço. Muitos clientes utilizam da estratégia de justificar o atraso de
pagamento porque a compra não foi exatamente o que ele estava procurando.
Conhecendo bem o produto, não corremos o risco de, em uma negociação de
valores, ficarmos sem o que falar e perder firmeza e segurança na voz.
Estes dois
apresentados no final do parágrafo passado é fundamental. Quando fazemos a
cobrança nossa voz não pode ter falhas, tem que ser firme e passarmos segurança
do que estamos falando.
A maioria
dos créditos recuperados não são por causa de descontos e melhores condições
comerciais, mas sim por conseguir quebrar as objeções dos clientes com um poder
de negociação e segurança no que estamos falando. O cliente não consegue mais
argumentar e sustentar o motivo da inadimplência.
Outra
característica importantíssima para negociar é sabermos perguntar. Isso porque
o cliente responderá por nós e podemos utilizar todas essas frases ditas por
eles para sustentar a nossa negociação.
Abaixo
algumas dicas para ser criativo e ser bem sucedido na cobrança:
1) Não deixe o cliente guiar a
negociação: A pessoa que está fazendo a cobrança deve estar um passo a frente
sempre.
2) Faça perguntas diretas: Quando tiver
em contato de cobrança, faça perguntas diretas induzindo a resolução do
problema. Por exemplo, não pergunte para ele quando ele tem disponibilidade de
pagar o boleto, faça a seguinte pergunta - O seu boleto deverá ser gerado para
hoje ou para amanhã?
3) Valorize sua negociação: Deixe claro
que as condições que você está apresentando foi muito difícil de conseguir e
que em outras oportunidades não será possível ter as mesmas condições
apresentadas. Condição de curtíssimo prazo.
4) Utilizar casos para valorizar a sua
proposta: Apresente que o que você disponibilizou para ele trouxe benefícios
para outros devedores.
5) Dê vantagens ao cliente: Quando
apresentamos uma proposta para quitação de débitos precisamos apresentar a
vantagem, e deixar claro esta vantagem para que o cliente se sinta seduzido com
isso.
Mas mesmo
seguindo todas as estratégias e normas de bom comportamento na negociação, pode
ser que o cliente não tenha o valor para quitação do débito e chegamos em um
momento que precisamos entender o risco e a vantagem de manter o recebível ou
não.
Muitas
empresas não aceitam de forma nenhuma reduzir o valor para que o cliente
consiga quitar a pendência, mas acabam nunca recebendo o valor devido. As vezes
é bom receber 50% de alguma coisa, do que 100% de nada.
Quando o
cliente já está inadimplente por um bom período, use estratégias mais
agressivas para recuperar o crédito, seja protestando ou dando um desconto
considerável no valor pendente.
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Escrito por Niklas Stenberg
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