Como analisar o DRE (demonstrativo de resultado do exercício) e 04 dos KPI's mais utilizados
Você já deve ter visto diversos artigos sobre a importância
do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) e a estrutura em si. Caso tenha
alguma dúvida sobre esses pontos, entre neste artigo em nosso blog antesde continuar, vai ser essencial para um melhor entendimento do que vamos
apresentar aqui, pois este artigo tem como objetivo explicar as formas de
analisar o DRE, quais são os indicadores mais importantes deste relatório e
como interpretá-los.
Agora que já conhece a importância e a estrutura do DRE, e
até mesmo já esboçou este relatório com os números da sua empresa podemos seguir
e apresentar na prática as formas de analisá-lo.
ANALISE DO DRE (DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO)
Existem três formas mais comuns de análise. São elas: análise
vertical, análise horizontal e a comparação entre o DRE realizado e o DRE
planejado.
A análise vertical compara as despesas e custos com a
Receita Bruta da Empresa. O objetivo de fazermos uma análise vertical é
identificar se houve alguma mudança no percentual nas despesas e custos que
impactam diretamente no resultado da empresa, a fim de identificar quais os
itens estão impactando negativamente e realizar os ajustes para corrigir estes
problemas. Ou identificar um novo padrão de mercado, tendo que tomar medidas
para aumentar o faturamento para melhorar o resultado. Esta análise é feita em cima
do DRE do período estudado, não necessariamente é utilizado um histórico de
períodos passados.
Já a análise horizontal é feita sempre com mais de um
período, identificando o percentual de variação de despesas, custos e receitas
ao longo do tempo. É sempre usado uma análise de um mês com o resultado de
outro ou até mesmo mais de um. Isso ajuda os gestores e profissionais da área
entender a produtividades e eficiência da empresa, analisando se o desempenho
da empresa como um todo está melhorando ou não.
Outra forma de análise, mais focada em metas e objetivos, é
a comparação entre o DRE planejado e o realizado no período. Como empresários,
sabemos que é normal que no caminho aconteça alguns desvios, seja pelo lado
positivo ou negativo, mas identificar desvios muito fora do padrão pode
significar que precisamos tomar medidas mais drásticas para retomar o que
havíamos planejado ou até mesmo superar as expectativas.
Para fazer esta análise é necessário que a empresa tenha
feito uma projeção de receita, despesa e custo para o ano, e basta compararmos
os períodos para termos as variações para analisa-lo.
Vale lembrar que uma forma de análise não excluí a outra. É
interessante que seja feito das três formas para que seja identificado todos os
pontos de melhorias e realinhamento para sua empresa.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Agora que já sabe como analisar os relatórios gerados com o
número de sua empresa vamos apresentar 04 indicadores de desempenho financeiro
que é possível extrair a partir do DRE.
INDICADOR #1 – FATURAMENTO BRUTO
Este é um indicador que todos já ouviram falar, tanto como
funcionários quanto empresários. O entendimento é simples, precisamos faturar
para a empresa sobreviver, correto? E este indicador nos mostra isso. Ele
mostra qual foi a sua receita bruta, ou seja, o quanto a sua empresa vendeu em
um determinado período de tempo.
Com este indicador é possível analisar quais são os produtos
que tem mais saída para entender a presença no mercado por exemplo, ou até
mesmo qual o canal de distribuição da sua empresa que é mais rentável, online
ou loja física, por exemplo.
INDICADOR #2 – TICKET MÉDIO
Este é um indicador muito fácil de obter e pode ser por
empresas de todos os segmentos. O objetivo deste indicador de desempenho é ter
o preço médio de todos os seus produtos para conseguir analisar, acompanhar e
até projetar suas vendas.
A fórmula de cálculo é bem simples. Deve-se considerar o
Faturamento Bruto dividido pelo volume total de vendas.
Para analisa-lo precisamos entender em qual cenário sua
empresa está inserida. Se o Ticket Médio da sua empresa é alto significa que o
preço agregado pelos seus produtos ou serviços são maiores, com isso, atingindo
um mercado mais exigentes, buscando um atendimento de alto nível e produtos
personalizados.
Já se o Ticket Médio da sua empresa é baixo, é necessário
controlar os custos pois qualquer variação no preço pode influenciar no poder
de compra de seus clientes e eles podem buscar outras opções no mercado que
atenda suas expectativas por um valor mais atrativo.
INDICADOR #3 – MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Este é um indicador que já aparece no DRE e é muito
importante para analisarmos a capacidade de geração de receita pela empresa.
A margem de contribuição é o saldo da receita bruta menos os
custos e despesas variáveis. Ou seja, este valor será responsável por pagar
todas as despesas operacionais da empresa.
INDICADOR #4 – LUCRATIVIDADE
Este indicador é um valor percentual como resultado do
seguinte cálculo:
Lucro Líquido / Faturamento Bruto
Este indicador é muito importante para identificar se o
negócio é rentável ou não, e até mesmo entender a evolução do aumento ou
diminuição da lucratividade por aumento ou redução nos custos, por exemplo.
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Escrito por Niklas Stenberg
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