Como evitar a inadimplência e minimizar os efeitos negativos em micro e pequenas empresas
A inadimplência já é um grande problema no mercado, e em uma
economia em crise, o problema tem a tendência de se agravar. Independente do
mercado que sua empresa atua, sendo vendas B2B ou B2C, você precisa estar
atento a essa questão.
Os motivos das inadimplências são diversos. Em um mercado de
venda para pessoa física, por exemplo, tem como os principais motivadores para
o não cumprimento dos pagamentos o desemprego, aumento de custo de vida,
descontroles nos gastos, mercado de crédito restrito, juros altos, entre
outros. Já para empresas que vendem para pessoa jurídica, a retração de
mercado, queda na produtividade, aumento inesperado nos custos, acesso restrito
a financiamentos e empréstimos; e o aumento dos juros são as explicações para a
inadimplência.
As consequências ruins da inadimplência não é uma
adversidade apenas para um porte de empresa ou segmento. Mas para as micro e
pequenas empresas, os efeitos das inadimplências são muito mais graves em comparação
com as grandes. Isso porque essas empresas não têm estrutura operacional e
financeira para se preparar adequadamente, e cada atraso que acontece, tem uma influência
negativa considerável no caixa da empresa.
Aumentar as vendas sempre é muito importante para o
crescimento do seu negócio, mas vale avaliar se esta possível venda é saudável
ou não. Isso porque aumentar as vendas sem receber do cliente somente aumenta o
custo operacional e o de produção. Temos sempre que fazer um balanço entre as vendas
e evitar riscos desnecessários. Precisamos buscar vendas mais seguras para não
afetar a saúde financeira da empresa.
Para buscar vendas mais seguras, você sabia que é possível
minimizar os riscos de inadimplência tomando algumas medidas simples e de forma
atuante internamente na sua empresa?
Abaixo vamos abordar medidas corretivas e de estruturação que
te ajudarão a evitar a inadimplência e minimizar os efeitos negativos causados
pelo não recebimento de seus clientes.
#1 Formação de preço levando taxa de
inadimplência em consideração
Para você tomar medidas corretivas que mitigam o risco deste
problema, você precisa saber o índice de inadimplência do mercado e região que
sua empresa atua, e também o índice dentro da própria empresa.
Tendo essas informações, a empresa tem possibilidades de
comparar com o mercado, levando em consideração as melhores práticas
utilizadas, e colocar algumas medidas em funcionamento para se proteger do
desfalque no caixa.
Uma dessas medidas é considerar a taxa de inadimplência em
sua empresa na hora de formatar o preço de seus produtos e serviços. Algumas
empresas utilizam a porcentagem desta inadimplência na hora de precificar com o
fim de compensar financeiramente os atrasos e equilibrar as perdas nos
recebíveis.
Esta medida não diminui a inadimplência, mas faz com que os
problemas sejam minimizados.
#2 Definição e estruturação das formas de
recebimento de suas receitas
Ter formas de recebimentos bem estruturados faz com que o
risco de inadimplência diminua. Isso porque tendo padrões e métricas na hora de
receber de seus clientes fará com que estes sejam mais pontuais em seus
compromissos.
O ideal é ter apenas uma forma de pagamento para seus
produtos ou serviços. Isso aumentará o controle e você terá mais eficiência nas
atividades do setor financeiro. Mas caso não seja possível em seu mercado de
atuação, utilize no máximo duas.
Hoje existem diversas formas de recebimento (cartão,
dinheiro, boleto, cheque, etc); e precisamos analisar qual é a ideal para cada
negócio. Mas algumas formas já fazem uma análise de crédito prévia em seu cliente
reduzindo a zero o índice de inadimplência. Segue abaixo algumas formas de
recebimento a serem analisadas:
Cartão de débito e/ou
crédito - É uma forma de recebimento simples e rápida para o empresário e
cliente, e é mais utilizada no mercado direcionado para pessoa física.
Esta forma de pagamento é a mais garantida de todas. Isso
porque no momento da compra o banco já saberá se esta pessoa é capaz de cumprir
com o compromisso ou não, só aprovando a venda caso a pessoa tenha crédito para
pagar.
Sabemos que as administradoras dos cartões cobram uma taxa pelo
aluguel do aparelho e pela transação, mas em muitos casos vale a pena ter um
custo maior para ter um recebimento garantido.
Entendemos que esta forma de pagamento ainda oferece
facilidades para os clientes que pode significar vendas maiores e evitar
migração de clientes para concorrência. Lembramos que com volumes maiores
sempre existe possibilidades de negociar as taxas cobradas com as
administradoras.
Boleto bancário – Os
recebimentos via boleto bancário te dá um maior controle do contas a receber de
sua empresa. Isso porque é um documento de cobrança, e caso ocorra um atraso,
já é possível protestar seu cliente diretamente no sistema do banco para reaver
o valor inadimplente. E também é uma forma de pagamento de fácil cancelamento.
Cheque – Nós
aconselhamos evitar o recebimento via cheque. Caso for receber de forma
imediata, e este cliente não se interesse por boleto ou cartão de
crédito/débito, peça que realize o pagamento em dinheiro ou via transferência
bancária.
#3 Prazos de recebimento bem definidos
Você deve ficar atento na hora de definir prazos para o
recebimento de sua receita provenientes de suas vendas. Há estratégias para
recebimento a vista e adiantado, e também estratégias para a melhor escolha das
datas de vencimento caso seja uma venda a prazo ou cobrança recorrente mensal.
Pagamento à vista ou
antecipado – Quando não conhece os clientes e não tem um processo de
análise de crédito é importante se proteger, e a principal maneira de reduzir o
risco de inadimplência a zero é receber sobre uma venda de forma adiantada ou à
vista.
Algumas empresas oferecem descontos para facilitar e tornar
esta forma de pagamento mais atrativa para seu cliente. As estratégias usadas
para atrair o recebimento antecipado é: descontos, bônus, entre outros.
Pagamento a prazo
- Nós vamos abordar este tema em mais detalhes quando falarmos sobre política e
processo de crédito, mas neste caso, é importante oferecer as condições e
prazos corretos conforme aplicado em seu mercado de negócios. Também, quando
possível, sempre tentar ter os vencimentos no início de cada mês, que além de
facilitar o fluxo de caixa da sua empresa, coloca seus títulos mais de acordo
com os recebimentos do seu cliente. Isto significa melhores chances para os
títulos serem liquidados no vencimento.
#4 Política e processo de crédito
Para conceder crédito é importante conhecer o cliente para
quem está vendendo. É possível saber mais sobre seu possível cliente por
contatos comerciais e também com análise de perfil e documentos. Como falamos
anteriormente, nós recomendamos iniciar as vendas para clientes novos à vista e
posteriormente analisar e implementar as linhas de crédito. Lembramos que você
precisa garantir a segurança do seu negócio.
Como definir uma política e procedimentos de análise
de crédito?
Primeiramente tem que conhecer o mercado do seu negócio para
poder ter um processo seguro, mas sem burocracia desnecessária que pode
influenciar negativamente em suas vendas.
Abaixo, segue os documentos mínimos e procedimentos básicos
para realizar uma análise de crédito simples:
o
Crédito para Pessoa Física
Antes de realizar uma venda é
interessante solicitar documentos pessoais como: RG, CPF e comprovante de
endereço. Para complementar essas informações, é importante que tenha uma ficha
cadastral de cada cliente com informações adicionais como ocupação, algumas
referências, entre outros.
Quando a venda é recorrente, e
principalmente a prazo, é importante consultar, junto aos órgãos de crédito,
por exemplo Serasa e SPC, a fim de identificar se este possível cliente é
devedor no mercado. Caso este cliente já tenha problemas em quitar títulos de
outras empresas, a chance de ele não pagar pelo produto e/ou serviço é maior.
o
Crédito para Pessoa Jurídica
Já para pessoa jurídica, os
documentos solicitados devem ser um pouco mais exigentes. Antes de concretizar
uma venda é importante que tenha em mãos o CNPJ, última alteração do contrato
social, ficha cadastral com referências comerciais e bancárias; balanços ou
relação de faturamento para analisar a saúde financeira do cliente. Com a
análise simples do balanço já é possível identificar se ele será capaz de pagar
pela compra que pretende fazer.
Além disso, é importante
consultar o histórico da empresa e dos sócios junto aos órgãos de crédito. O
processo é o mesmo que para pessoa física. Utilizar o SPC e Serasa para
identificar possíveis não cumprimentos com outras empresas, com o objetivo de
se proteger de problemas
Lembramos que sempre quando
existe risco de fraude, é usual cruzar todos os dados, analisar alterações
contratuais, fazer pesquisa na internet, etc.
Em vendas com volumes maiores
deve ser firmado um contrato com alguma garantia. Também ficar atento a sazonalidade,
principalmente no comércio e/ou serviço, nos primeiros três meses do ano, onde
risco de inadimplência é maior.
O processo de crédito tem que
garantir uma venda segura, mas sem eliminar novas vendas saudáveis por motivo
de excesso de rigor e/ou burocracia desnecessária.
#5 Contrato/documentos de venda
Além das exigências fiscais e contábeis é importante que a
venda do seu produto ou serviço tem a documentação correta para poder cobrar o
cliente futuramente, em caso de atraso.
Vendas em maiores volumes financeiros, vendas parceladas e serviços
prestados sempre deve ter um contrato assinado entre as partes. Também nunca
devemos esquecer da nota fiscal, que pode ser essencial na cobrança futura,
protesto, cobrança judicial ou extrajudicial.
Também lembramos a importância de ter um cadastro do cliente
mais completo possível, assunto a ser abordado no próximo tema, para facilitar
uma futura cobrança.
#6 Organização e controle do Contas a Receber
da empresa
Ter um Contas a Receber organizado e um controle efetivo é
de extrema importância para evitar e minimizar a inadimplência da empresa.
Começamos com o cadastro de clientes que deve ser o mais completo possível, com
todos os dados de contatos atualizados para facilitar uma possível necessidade
de cobrança. Também é importante poder anotar os contatos efetuados, histórico
e conceito de pagamentos.
Lembramos que as baixas de títulos e outras atualizações
devem ser efetuados imediatamente após cada evento para mostrar a real situação
de cada cliente e dos títulos pendentes.
Para poder iniciar o processo de cobrança no tempo certo é
essencial acompanhar os vencimentos e recebimentos diariamente. Com este
controle, também é possível bloquear novas vendas para este mesmo cliente.
Uma boa organização
do Contas a Receber com relatórios de acompanhamento facilita bastante a
análise de clientes adimplentes e inadimplentes.
Contas a receber também pode fornecer muitas informações
para facilitar a análise de crédito e revisão de limites de credito como,
valores históricos, crescimento de volumes, pontualidade de pagamentos e muito
mais.
#7 Tratamento de inadimplência no fluxo
de caixa
Conhecendo o índice e prazo médio de inadimplência é
importante que a empresa considere o mesmo na projeção do fluxo de caixa.
Sempre deixar reservado valores para cobrir pagamentos em atrasos e falta de
pagamentos.
Com um controle bem executado, a empresa evita surpresas
futuras e pode trabalhar com um fluxo de caixa real e não sobrevalorizando as
entradas previstas.
#8 Definição sobre cobrança de juros e
multas
Para garantir a recomposição das perdas financeiras no caso
de inadimplência, a empresa precisa definir corretamente os valores a serem
cobrados de juros de mora e multas. As penalidades devem ficar expostos no
contrato, boleto bancário ou em outros documentos firmados com o cliente, para
não causar surpresas e questionamento por parte do cliente futuramente.
Qual a taxa a escolher?
- Neste caso é importante pesquisar o mercado especifico do seu negócio
para encontrar as melhores práticas. Mas essa multa e juros deve ter uma função
de penalidade pelo atraso. Por isso deve ser um valor que faça o cliente
cumprir com suas responsabilidades, pois muitas vezes o empresário coloca uma
taxa mínima, ou nem cobra, e isso estimula o pagamento em atraso por parte do
cliente.
Lembramos que sempre seguir a legalidade para não cobrar
juros abusivos, tratando a cobrança com juros de mora e multa.
Para facilitar o entendimento do cliente, as taxas devem ser
transformadas em valores em Reais de mora diária e multa; e exposto no boleto
bancário.
#9 Implantar um processo e procedimentos
de cobrança
Para ter uma cobrança mais eficiente é importante poder
iniciar o processo imediatamente após vencimento do título. O processo de
cobrança deve ter regras bem definidas com prazos estabelecidos para cada etapa
do processo.
Normalmente as etapas de cobrança se inicia com ligações e
e-mail para lembrar o cliente sobre o título, depois envio de carta ou e-mail
com cobranças mais direta, apontamento no Serasa e SPC, protesto, cobrança
externa e finalmente cobrança judicial.
Lembramos que todos os contatos com clientes têm que ser
efetuados com respeito, educação e sem ameaças; e sempre respeitar o código do
consumidor.
Também é importante capacitar os colaboradores para fazer a
cobrança, definir script para as ligações e e-mails, definir regras sobre
parcelamentos e acordos, e não esquecer de anotar e registrar os contatos
efetuados durante o processo.
#10 Política de fidelidade e benefícios
para clientes adimplentes
Preparar uma política que traz benefícios para os clientes
fiéis com pagamentos pontuais. Neste
caso pode ser oferecido brindes, descontos futuros, produtos ou serviços
adicionais. Para premiar os clientes adimplentes, é importante usar a
criatividade sem carregar mais custos para a operação.
#11 Atendimento e comunicação com o
cliente
As empresas são feitas de pessoas e clientes, e é
fundamental que tenha uma boa relação entre as duas partes. A boa comunicação e
bom atendimento desde a pré-venda até a cobrança final deve ser feita com
respeito e entendendo o lado do consumidor.
Se o cliente se sentir bem atendido e importante para a sua
empresa, fará com que ele passe a gostar de sua empresa, e isso provoca um elo
positivo que facilita o cumprimento dos compromissos financeiros assumidos.
#12 Qualidade nos serviços e dos produtos
Por último, mas não menos importante, é essencial que a
qualidade dos serviços e/ou produtos sejam excelentes. A não entrega do
prometido, pode aumentar as chances de inadimplência. Quando o cliente se sente
satisfeito com a empresa, a chance de cumprir com os compromissos financeiros é
maior.
Todas essas dicas são simples e de fácil implementação. E
todas elas podem ser colocadas em prática internamente na sua empresa sem fazer
grandes investimentos. Com um departamento de cobrança estruturado e processos
bem definidos, é possível recuperar valores que antes você achava que já estava
perdido.
Hoje, existem empresas que auxiliam no processo de cobrança,
sendo internamente ou como uma consultoria para a implementação dos melhores
processos.
Caso tenha dúvidas de como organizar o contas a receber de
sua empresa e os processos de cobrança, nós, da Valor BPO, podemos te auxiliar
neste processo.
Entre em contato conosco que ficaremos felizes em te ajudar
a receber os valores devidos e mitigar os ricos de novos inadimplentes.
Escrito por Gunnar Stenberg
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