Por que as empresas vão à falência?

O SEBRAE realiza com uma certa frequência a pesquisa “Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil”, que traz, entre outros dados, as razões que fazem uma empresa fechar as portas. Essa pesquisa mostra que, há mais de 10 anos, a gestão empresarial das micro e pequenas empresas não melhorou e cerca de 50% das empresas morrem nos primeiros 4 anos.

Apesar do expressivo crescimento do número de micro e pequenas empresas no Brasil (já temos o dobro de empreendedores por oportunidade do que por necessidade), o que mostra que estamos nos tornando um país empreendedor, as deficiências na gestão empresarial continuam presentes. Entre os principais problemas estão a falta de aperfeiçoamento de produtos/serviços e a ausência de gestão financeira, principalmente do fluxo de caixa.
O aperfeiçoamento de produtos/serviços é essencial para uma pequena empresa que ainda não está consolidada no mercado. A ausência de inovação, de diferenciação da concorrência, contribui significativamente para o fechamento destas empresas.

A má gestão financeira, mais precisamente a ausência do fluxo de caixa, é um dos principais motivos do fechamento de micro e pequenas empresas. De acordo com a pesquisa do SEBRAE, 50% das micro e pequenas empresas fecham por inadimplência, falta de capital e falta de lucro.

Um simples relatório semanal ou mensal de fluxo de caixa ajudaria a compreender os resultados da empresa, a prever lucro ou prejuízo no mês, a controlar o capital de giro e também serviria como apoio para tomada de decisões estratégicas como deixar de vender um produto ou mudar a forma de pagamento de um determinado serviço.

A ausência do controle do fluxo de caixa pode trazer algumas consequências graves para a empresa:
-A empresa recebe o dinheiro das vendas, mas não sabe para onde vai este dinheiro.
-A empresa fica vulnerável a eventuais mudanças de mercado.
-A empresa não terá um planejamento financeiro confiável.
-A empresa não consegue prever quando e em quanto tempo terá uma sobra de caixa.

Fonte: http://controlefinanceiro.granatum.com.br/empreendedorismo/por-que-as-empresas-vao-a-falencia/
Escrito por Matheus Haddad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os ciclos da sua empresa e otimize o uso do capital de giro e custo de estoque

06 dicas para empresários gerenciar seu tempo e produzir mais

Como analisar o DRE (demonstrativo de resultado do exercício) e 04 dos KPI's mais utilizados