Por que analisar os relatórios financeiros de sua empresa?

Fazer um monitoramento das finanças de sua empresa parece uma tarefa difícil. Muitos empresários deixam de analisar seu negócio pela insegurança de não realizar um bom trabalho interpretando os relatórios, e até mesmo deixando de aplicar indicadores de desempenho pelo mal entendimento dessas ferramentas. Além de não identificar a real importância que isso tem para alcançar o sucesso financeiro de seu negócio.



Mas afirmamos, o sucesso das finanças está na análise. Partindo da premissa que o setor financeiro é operado de forma organizada e estruturada, do que adianta você reunir diversas informações e dados, se não realizar o estudo necessário em cima destas informações adquiridas?
A principal razão de realizar uma boa análise é dar um suporte, com informações precisas, para as tomadas de decisão em todas as áreas de sua empresa.

Todos nós sabemos que uma tomada de decisão pode determinar o sucesso ou o fracasso de seu negócio. Fazer a análise financeira de sua empresa disponibilizará as informações ideais dando mais racionalidade a este processo, para que essas decisões sejam tomadas de forma mais assertiva.



A análise permite identificar problemas e oportunidades para melhor eficiência e ganho de competitividade de seu negócio. Na análise financeira é possível identificar despesas e custo desnecessários, oportunidade de investimento, saber de forma precisa o retorno de investimento de sua empresa em geral ou algum investimento específico, o quanto sua empresa precisa vender para não ter prejuízo, qual é a margem de contribuição das suas vendas para pagamento das despesas administrativas e operacionais, quais são seus custos variáveis, ou seja, tudo relacionado ao seu negócio, desde a precificação do seu produto até uma estratégia de captação de recursos no mercado.

É importante que tenha em vista que para otimizar toda a operação de sua empresa, maximizar os lucros e mitigar os custos é imprescindível que tenha um setor financeiro bem estruturado com uma boa geração de relatórios para análise financeira de seu negócio. Considere essas informações, procure entender as melhores práticas de gestão e aplique os indicadores de desempenho que melhor avalia seu modelo de atuação.

Escrito por Niklas Stenberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os ciclos da sua empresa e otimize o uso do capital de giro e custo de estoque

06 dicas para empresários gerenciar seu tempo e produzir mais

Como analisar o DRE (demonstrativo de resultado do exercício) e 04 dos KPI's mais utilizados